terça-feira, janeiro 26, 2010



Portugal Versus Holanda
Design Português ... que futuro?

TABELA DE REGULAÇÃO DO TRABALHO DOS DESIGNERS NA HOLANDA

Nota 1: o Grupo G corresponde á profissão de designer e o Grupo I de estilista.


TABELA DE REGULAÇÃO DO TRABALHO DOS DESIGNERS EM PORTUGAL

Nota 2: Na Holanda o salário dos designers ( preço hora) é calculado em funçao dos anos de serviço do designer, em função da sua área de formação (GRUPO) e em funçao do número de funçoes que este acumula na empresa.

Para quando uma tabela de regulação do trabalho do designer em Portugal?

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que estas tabelas não existem só na Holanda, mas em muitos outros países da comunidade europeia. Aqui os designers e outros grupos de trabalho, têm que se simplesmente sujeitar ao ordenado oferecido pela entidade patronal. Se estes não aceitarem, outros aceitarão certamente, e as entidades patronais sabem bem disso. Como não há regulação a esse nível, estamos numa espécie de salve-se quem puder.

C.M.

Unknown disse...

Muito bem visto! Não existe nenhum Sindicato ao qual se possa enviar este post???

Anónimo disse...

Nada... Os sindicatos congelaram no tempo e não reconhecem/se enquadram a muitas das profissões actuais, sendo o Design uma delas.

Nos Estados Unidos, vende-se um livro que pode ser adquirido on-line publicado pela "Graphic Artists Guild", chamado "Handbook: Pricing & Ethical Guidelines" para TODAS as àreas de trabalho gráfico (incluindo animação ou modelação 3D etc).
É a guia utilizada por todos os profissionais a nível nacional. Tem inclusivé exemplos de contratos de prestação de serviços e dicas para a sua elaboração... Coisas de gente que se une para criar as suas próprias defesas, que é algo que dificilmente verei cá, creio. Existem livros equivalentes para outras àreas :)